UM MITO DA MODA, UMA DEUSA DA INSPIRAÇÃO, MIROSLAVA DUMA

27 junho 2017 |


Quem nunca ouvir falar dela, não sabe o que é A IT GIRL, musa da inspiração!

Miroslava Duma é a mulher de grande inspiração, desde o começo da era dos blogs, a Miro vem lacrando geral oficial nos looks reproduzidos, os famosos Look do Dia! A mesma já foi mais ousada em divulgar suas escolhas, hoje, depois de casada e com filhos, ela prefere manter-se mais discreta e aproveitar mais suas novas ideias!

Miroslava, uma russa mais do que poderosa no money, se desgarrou dos looks do dia e agora usa sua experiência com ciência e tecnologia para moda pra tentar mudar o mundo a médio prazo. Em entrevista à Bazaar US do último mês ela revela o que tem feito, segue mais logo abaixo!




COMO A VISÃO DA MODA MUDOU

Na entrevista, Miroslava revela como rolou essa mudança de percepção sobre o mundo da moda, “Nasci na Sibéria, onde tem as maiores reservas de óleo da Rússia, com isso cresci sabendo que não havia nada pior para o planeta que isso. Com a minha relação com a moda, descobri que a poluição ia além do óbvio e que a indústria têxtil também era responsável por grande parte da degradação do ambiente e eu fiquei chocada”.
Miroslava ainda acrescentou que se sentiu envergonhada por “compactuar” com isso e diz que é constrangedor as pessoas se envolverem em algo tão poderoso e que rende muito dinheiro, sem ao menos se preocupar com o ambiente. Foi aí que ela começou a se envolver com mais pessoas interessadas no lado tecnológico da moda do que fashionistas que “só querem dar pinta”.

UM NOVO COMEÇO

Miro é fundadora do site de moda Buro247, mas recentemente ela foi além e abriu a Fashion Tech Labs Ventures Inc, um fundo de investimento e acelerador de tecnologia que visa conectar e apoiar boas ideias e alternativas de moda que não prejudiquem o meio ambiente. A empresa foi lançada no último mês e já tem como meta inicial o capital de U$50mil para investimento nessas ideias.
Miroslava revelou que hoje em dia ela frequenta mais São Francisco (sede da empresa e conhecida como celeiro tecnológico) do que semanas de moda, pois lá ela consegue se conectar com cientistas, engenheiros e empreendedores em geral que buscam essa transformação no universo da moda.

OS PROJETOS DA VEZ

A empresária revela alguns projetos que a fascinaram e ela já vem apoiando como, por exemplo, um laboratório que desenvolve couro e pele para roupa através de célula-tronco. Uma empresa que recicla a casca da laranja, transformando-a em cetim (Salvatore Ferragamo já lançou uma coleção usando esse material). E também uma empresa que está desenvolvendo diamantes sintéticos usando energia solar (Leonardo DiCaprio também apóia essa empreitada).

ELA VÊ UM NOVO COMEÇO DE ERA

Como Miroslava vê a roupa do futuro? “Elas serão fabricadas com os tipos de materiais que colhem energia do sol e do vento, e também podem coletar dados do seu corpo – os passos e movimentos que você faz. E ainda ajustar a temperatura do seu corpo quando começar a sentir frio ou quente”. E quando Miroslava é questionada quais estilistas já estão a frente nesse quesito? Ela é categórica “Nenhum!”.
Ela conta que essas novas tecnologias ainda seguem em laboratório para estudos e testes, mas que busca levar essas inovações para faculdades de moda, para que os novos estilistas se adequem e já cheguem ao mercado de trabalho com essa nova visão.


0 comentários

Postar um comentário